Importância do Apoio Espiritual a Pacientes Portadores de Transtornos Mentais
As dimensões espirituais e religiosas da cultura estão entre os fatores mais importantes que estruturam a experiência humana, crenças, valores, comportamento e padrões de adoecimento (Lukoff, 1992; Amaro, 1996). Apesar disso, a medicina, em seus sistemas diagnósticos bem como em sua teoria, pesquisa e prática, por muito tempo, tendeu a ignorar ou considerar patológicas as dimensões religiosas e espirituais da vida (Lukoff, 1992; King,1998).
Fato relevante é que as visões indiscriminadamente negativas da religião e espiritualidade não se mantêm à luz dos recentes estudos, que, habitualmente, não encontram associação entre esses fatores e psicopatologia. Ao contrário, maiores taxas de envolvimento religioso têm sido associadas a menor prevalência de transtornos mentais. (Lotufo Neto, 1997; Koenig et al., 2001).
Diversas pesquisas indicam que a maioria dos pacientes sob tratamento médico se utilizam de recursos religiosos para lidarem melhor com seus problemas de saúde. Muitas vezes, durante o processo de adoecimento, as crenças e serviços religiosos auxiliam os pacientes a se recuperarem melhor ou a conseguirem enfrentarem melhor as adversidades, encontrando um sentido e significado em suas vidas e alcançando um maior amadurecimento psicológico (Koenig et al, 2001a).
Além de diversas pesquisas evidenciarem menores índices de depressão entre pacientes religiosos, um estudo bem elaborado mostrou que pacientes com maior envolvimento religioso tendem a se recuperar mais rapidamente durante o tratamento de um quadro de depressão (Koenig et al., 1998). Maior envolvimento religioso também tem sido associado a menores taxas de suicídio (Almeida e Lotufo Neto, 2004) e de uso de drogas (Dalgalarrondo et al. 2004).
Infelizmente, há poucos estudos sobre as necessidades religiosas/espirituais de pacientes portadores de transtornos mentais durante o período de internação hospitalar. Mas as pesquisas existentes indicam que os pacientes internados em hospitais psiquiátricos têm as mesmas necessidades religiosas (como alívio do medo da morte, sentir a presença de Deus em suas vidas, fortalecimento da fé, preces, visitas de religiosos, participação em cerimônias ou encontros religiosos…) que aqueles internados em hospitais gerais, mas têm muito menos acesso a serviços de apoio espiritual e religioso. Um destes estudos (Fitchett et al., 1997), investigou 101 pacientes internados, sendo 51 em enfermarias psiquiátricas e 50 em enfermarias clínico-cirúrgicas. 88% dos pacientes psiquiátricos referiram ter três ou mais necessidades religiosas durante a hospitalização. Embora relatassem o mesmo grau de necessidades religiosas, os pacientes de enfermarias psiquiátricas tinham menos acesso aos serviços religiosos e menores escores em escalas de bem estar espiritual. Os autores concluíram que a religião foi uma fonte importante de conforto e apoio para 72% dos pacientes psiquiátricos do estudos, e que a visita de capelões ou conselheiros religiosos pode ser um modo de responder a estas necessidades dos pacientes
Dados retirados site:www.hoje.org.br
Sabendo da importância do apoio espiritual, vários voluntários nos ajudam a realizar essa tarefa.
Durante toda a semana temos uma grande equipe de voluntários que se revezam neste trabalho de Apoio Espiritual em todos os setores de internação do Hospital Nosso Lar, com a participação voluntária dos nossos pacientes.
1. Assistência Espiritual – Transmissão de Passes
São realizadas no horário das 16h às 17h.
Seguem os Coordenadores Responsáveis :
- 2ª feira – Maria Helena Tinoco
- 3ª feira – Nora Coutinho Ribeiro
- 4ª feira – Rosa Maurilia Pereira
- 5ª feira – Telma Araújo Beck
- 6ª feira – Edith Leite Recalde da Costa
2. Reuniões Mediúnicas
São realizadas no horário das 19h às 20h.
Seguem os Coordenadores Responsáveis :
- 2ª feira – Dulcinéia Moraes Anderson
- 3ª feira – Lourdes Catônio
- 4ª feira – Mercedes Alleoni Marson
- 5ª feira – Ana Aparecida Rodrigues Leite
- 6ª feira – Mary Moraes Delmondes
3. Palestras:
3.1 Palestras Educativas
São realizadas nas 2ª feiras no horário das 18h.
Seguem os voluntários:
- Lair Alves de Oliveira Junior
- Israel Garcia
3.2 Temas Variados à Luz da Doutrina Espírita
São realizadas nas 3ª feiras e 5ª feiras no horário das 8h às 8h30.
Seguem os voluntários:
- Maria Inês Zanenga
- Ana Aparecida Rodrigues Leite
- Eduardo José de Mendonça
3.3 Evangelho segundo o Espiritismo
São realizadas aos domingos no horário das 9h às 10h.
Seguem os voluntários:
- Maria Inês Zanenga
- Abel Rodrigues de Lima
- Leire Antônia Nogueira
- Rosa Mogoga Monção
- Rosa Maurilia Pereira
- Nora Coutinho Ribeiro
4. Coral
Duas vezes ao mês temos apresentações dos corais que
são muito apreciados pelos nossos pacientes.
- Centro Espírita Maria de Nazaré – 2º domingo do mês
- Centro Espírita Jesus de Nazaré – 4º domingo do mês